Pedido de registro de Patrimônio Imaterial

O patrimônio cultural é transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.
Para solicitar um registro de patrimônio imaterial, clique aqui.

Solicitações de registro - Dossiês Preliminares

Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes (Dossiê preliminar 01094/11)

Município: Mogi das Cruzes

Interessado: Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo

A Festa do Divino Espírito Santo é realizada em Mogi das Cruzes há mais de duzentos anos. Nela se dá a integração entre a prática religiosa católica e a celebração da cultura caipira com músicas, cantos, ritos, danças e comidas.

Associação Cultural Caipirapuru (Dossiê preliminar 1135/12)

Município: Itapuru

Interessado: Associação Cultural Caipirapuru

Com o intuito de preservar e fomentar a cultura caipira da região do município de Irapuru, a Associação Cultural Caipirapuru solicitou o registro de quatro manifestações culturais como patrimônio cultural imaterial paulista. A moda de viola, como uma manifestação fundamental da cultura caipira, o Caipirapuru – Encontro de Violeiros e Cantadores de Irapuru, a Feira Regional Caipira e a Feira do Milho. Na solicitação a Associação argumenta que estes eventos representam a tradição e os valores da cultura caipira.

Cultura de Chá Preto no Vale do Ribeira (Dossiê preliminar 01147/13)

Município: Registro

Interessado: Secretaria de Agricultura e Abastecimento

O cultivo do chá preto em Registro iniciou-se em 1935 quando o imigrante japonês, Torazo Okamoto, plantou em suas terras. A cultura nessa região se expandiu, sobretudo durante a Segunda Guerra Mundial, sendo que até hoje o Vale do Ribeira é o único local no qual se produz chá de variedade assam no Brasil. A técnica de cultivo e o beneficiamento do chá são praticados da mesma forma há décadas, o que torna o processo produtivo do chá preto um elemento constitutivo da identidade da região de Registro.

Hip-Hop Patrimônio Imaterial (Dossiê Preliminar 01154/14)

Município: São Paulo

Interessado: Assessoria Gêneros e Etnias – ACGE

O Hip-Hop em São Paulo começou a ser desenvolvido e praticado pelos jovens, sobretudo negros, na década de 80. Os encontros iniciais aconteciam na estação São Bento do metrô, onde ocorriam apresentações de Break Dance e batalhas de rimas. É o início do surgimento do Rap de São Paulo. Aos poucos o Rap passa a expressar em suas letras a situação das periferias de São Paulo. A cultura Hip-Hop torna-se um mecanismo de resistência e busca de transformação social.

Circo de lona itinerante (Dossiê preliminar 01262/2018)

Município: São Paulo

Interessado: Cooperativa brasileira de circo

Lorem Ipsum